Páginas

9 Proibir ou não proibir?? Seria um novo mercado para os designer visuais?




Novos olhares sobre o mesmo podem nos surpreender é mesmo um desafio para a criatividade. É isso que observa o designer inglês Daniel Eatock, que coleciona em sua galeria virtual estampas de placas “Proibido fumar” de todo o mundo: a variedade o fascina.

As placas com apelos antitabagistas têm se tornado cada vez mais freqüentes nos estabelecimentos de todo Ocidente mostrando, que o cerco aos fumantes vem se fechando cada vez mais. Isso já pode ser visto pela série de leis governamentais implantadas em diversos países de 2007 até hoje, que visam inibir o uso de cigarros restringindo-o em diversos ambientes; além de propagandas que alertam para os males que o tabaco provoca à saúde e as armadilhas de que se valem as indústrias para seduzir novos consumidores. No Brasil, desde começo do mês em algumas cidades, tornou-se proibido fumar em lugares públicos fechados como restaurantes, cafés, baladas, teatros e até tabacarias e até nos mesmos “fumódromos”. A lei tem os moldes das já adotadas em países europeus, sendo que nem mesmo aquelas áreas reservadas para os fumantes estão contempladas, como ainda acontece em alguns estabelecimentos do Velho Continente.

As restrições ao tabaco aumentam, e a demanda por avisos mais elaborados, contemporâneos e irreverentes seguem a tendência. Os resultados se podem ver nesta seleção retirada da galeria do artista inglês que, inclusive, aceita que se doem ilustrações. Para ter seu desenho antifumo exposto na galeria de Eatock, basta lhe enviar a imagem em preto e vermelho, medindo 100mm x 100mm, para daniel@eatock.com.










Fica ai a questão: Você é a favor ou contra a essa nova lei???

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou totalmente a favor...
Eu tenho bronquite... sair de noite, ir pra um barzinho e ficar embaixo de uma nuvem de fumaça nunca foi dos melhores programas pra mim... chegar em casa conseguindo respirar e com o cabelo limpo.. acho que é mais que um direito né?!

Dayane Pereira disse...

Cara, amei as placas! Só não a do Narquilé, ja que eu curto, as vezes, rsrs. Mas sou suuuper a favor, pois sempre aguentei fumaça na cara em ambientes fechados, mesmo não fumando e me sentindo mal.

Mas agora é a vez dos não fumantes, pois sempre respeitamos o espaço dos outros, agora o nosso será respeitado!

Fumo meu narquilé no meu quintal com meus amigos, e não acho certo obrigar os outros que não curtem, fumarem por tabela!!

Anônimo disse...

Com certeza essa lei vai abrir portas para o mercado de design e de publicidade. Além de ser legal, cada barzinho e restaurante vai querer ter o seu jeito de proibir o fumo ou indicar o local certo pra isso. Com criatividade e bom senso, vai aparecer muita coisa legal.
Sobre a lei...acho legal. Ninguém é obrigado a fumar junto com ninguém na balada ou em qualquer lugar.
Gui, parabéns pelo blog!

Diego Janjão disse...

huahua

Legal as propagandas...

Mas eu sou totalmente a favor da proibição!

hehe

Eu Amo Cães... disse...

Eu sou completamente a favor. As placas são muito legais e, com certeza, vai abrir as portas para o design. São criativas e divertidas.

Parabéns pelo blog!

Marton Olympio disse...

Eu sou completamente a favor da lei.
Uma visita ao Inca aqui no Rio convenceria o fumante mais inveterado.

Quanto aos design, é importante não perder de vista a mensagem. Criatividade demais as vezes atrapalha. :)

adjetivado disse...

A favor, claro.

Ótimo tema, boas fotos tb!

Abraço

Unknown disse...

Eu sou a favor!!!
E a favr dos designers serem coerentes para atingir o público, pois muitas vezes inovadar demais causa desentendimento.
Estou adorando seu blog, já sou seguidora! Continue assim! Beijos HAHAHA

Naya Rangel disse...

Eu sou totalmente a favor!A iniciativa de sair por aí coletando imagens de placas e avisos anti-tabaco é legal, mas dependendo do desenho, se for muito irreverente, talvez não passe a mensagem tão diretamente quanto gostaríamos!

Ótimo blog!

http://kultura-digital.blogspot.com/

Postar um comentário

Anúncios