Páginas

4 Um cachimbo com design





Metal trabalhado, aerodinâmica e acabamentos de luxo, poderia ser um novíssimo carro desportivo, digamos. Mas não, é a recente criação do designer Hakan Bogazpinar, o Ferrari dos cachimbos. “Eolos” é mais do que um cachimbo moderno, é um atraente objeto que pretende reavivar a já longa história destes produto.

O cachimbo é usado desde tempos remotos, relatos históricos referem o seu uso em 500 a.C. Romanos e Gregos adotaram a cultura do cachimbo dos seus vizinhos asiáticos, mas o uso deste instrumento para fumar tabaco não foi introduzido no velho continente até ao séc. XVI. Até então, os cachimbos fora das Américas, eram usados para fumar haxixe, uma substância rara e dispendiosa, mas já antes da chegada dos Europeus os nativos americanos fumavam tabaco nestes objetos peculiares. Espalhando-se rapidamente por todo o mundo, o cachimbo tornou-se um símbolo de prazer, estatuto e carisma.

São normalmente feitos de madeira, podendo variar entre objetos produzidos em série, e prezadas e icônicas peças feitas à mão a partir de madeiras raras e ornadas de belos motivos. O cachimbo adquiriu assim uma imagem que remete para gerações idas de homens da cultura, mergulhados nas palavras de um livro, envoltos em fumaça. É neste quadro que o mundo pinta os cachimbos.





Porém, materiais como o vidro e o metal rejuvenesceram este instrumento, atraindo fumadores também eles mais jovens. É o caso de "Eolos", que traz uma lufada de diversão tecnológica, uma vez que possui um medidor de nicotina integrado, e que poderá indicar ao fumador quando o nível de nicotina é elevado e deverá mudar o filtro.

Unindo este pequeno detalhe ao seu aspecto de total sofisticação, este cachimbo é realmente convidativo. Não que pretenda incentivar não fumadores a começar a fumar, mas é importante salientar que, como qualquer cachimbo, o Eolos permite transformar o perigoso fumo do tabaco em pura nicotina, reduzindo os perigos cancerígenos inerentes... e é realmente belo na sua simplicidade.

Uma fonte de conforto, inspiração e companhia para o homem moderno, qualquer que seja a sua idade (exceto menores!). Este antigo e interessante objeto, sempre ligado às grandes personalidades e aos prazeres da vida foi finalmente trazido para o século XXI e até para aqueles que não fumam, nem o pretendem fazer, aconselho uma investigação puramente cultural sobre a arte que é fumar cachimbo.



4 comentários:

Lenivaldo Silva disse...

Putz..
Que cachimbo cabuloso velho...
Dá até pra imaginar alguém com um desses fumaçando na boca... Podre de chique

Net Esportes disse...

Se vai se matar tem que ser com estilo !!!!! he he he !!!!!!

Joel disse...

Com certeza!! Esse é o lema...

Bruno Alberto disse...

Meu lembrou a obra de René Magritte,

"Isso não é um cachimbo"

Ficaria perfeito como slogan nesse cachimbo

Abraços,
Bruno Alberto

Postar um comentário

Anúncios