Páginas

0 Monociclo do Futuro





Baseando-se em conhecimentos do sistema psicomotor humano, Andrei França criou o Noah. Para a criação deste monociclo compacto, o designer brasileiro buscou inspiração nos populares Segway, e na forma como estes consistem numa rede inteligente de sensores, mecanismos e sistemas de controlo que estudam as mudanças no terreno e a posição do corpo do condutor de forma continuada.

À primeira vista pode parecer um monociclo, mas este veículo de alta performance possui na verdade duas rodas, montadas em paralelo, as quais se podem mover independentemente. Esta característica confere ao veículo não só uma grande agilidade, podendo mover-se em qualquer direção, como também uma acrescida estabilidade. Com um assento na sua parte superior e dois apoios para os pés, à posição corporal do utilizador é semelhante à de um condutor de um monociclo comum.

O Noah funciona apenas com impulsos elétricos alimentados pelas suas baterias de lítio, e usa os movimentos do condutor para controlar a aceleração e o travão, bem como para virar, dispensando pedais ou quaisquer botões. Para este efeito foi utilizada a tecnologia apoiada no princípio biomecânico do equilíbrio giroscópio – a mesma empregue no Segway – que possibilita ao veículo um auto-equilíbrio e uma resposta quase imediata ao movimento corporal do utilizador.
Pretendendo proporcionar uma condução mais agradável e intuitiva para o usuário, à estética elegante juntam-se algumas vantagens na sua possível utilização. Numa perspectiva verde, não consome combustíveis fósseis, o que permite a redução de emissões poluentes, diretas e indiretas – para recarregar as suas baterias, o utilizador apenas necessita de o ligar a uma tomada comum –, e reduz ainda outro tipo de poluição, a poluição sonora, já que é quase silencioso.

Como desvantagens é possível especular acerca do seu preço, provavelmente elevado, as suas limitações na velocidade e, ainda, a capacidade das baterias.
Segundo Andrei, a sua intenção foi projetar um meio de transporte individual, futurista e ecológico, acrescentando assim, o Noah, à já grande lista de veículos desta linha. Nos dias que correm a funcionalidade e inovação têm grande importância, mas é o design que diferencia os produtos aos olhos do comprador. Este é um excelente exemplo, já premiado, de como é possível uma substituição gradual, e ainda que parcial, do automóvel.












0 comentários:

Postar um comentário

Anúncios