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5 O Futuro das embalagens, uma visão sustentável





A cada cinco minutos são utilizados dois milhões de garrafas de plástico apenas nos Estados Unidos. Não será difícil ou errado deduzir que uma grande parte dessas garrafas pertence à Coca-Cola, e não estariam apenas cheias da bebida homônima, já que a famosa e poderosa marca comercializa outras, como é o caso da Sprite.

Tal quantidade de plástico acarreta emissões de carbono consideráveis e o prezado design das garrafas PET em pouco ou nada ajuda. Pela observação, lógica e simplicidade, o jovem estudante universitário inglês, Andrew Kim, propôs-se reinventar a garrafa de Coca-Cola, com bastante sucesso, deve dizer-se.



As garrafas de plástico ocupam demasiado espaço, não o aproveitando convenientemente, cheias ou vazias, e apesar de 100% recicláveis, apenas 50% das garrafas distribuídas chega a ser reciclada. Se pensarmos no transporte: caminhões, contentores de navio, entre outros, são retangulares… Porque não dar essa mesma forma às garrafas?

É essa a solução genial de Andrew com o conceito ‘Eco Coke’, criado curiosamente como projeto no seu segundo semestre do ano de calouro. Com um design minimalista, atraente, polido e com algo de futurista, esta embalagem ocupa menos espaço no transporte e armazenamento. Quando cheia ocupa menos espaço que as garrafas atualmente no mercado e pode ser empilhada, já que topo e fundo encaixam na perfeição. Quando vazia, o seu volume reduz-se facilmente em 66%. Ao fator espaço, e consequente incentivo à reciclagem, unem-se outro fator verde: a nova garrafa é feita inteiramente de subprodutos da cana-de-açúcar, matéria-prima renovável, barata e com baixas emissões de dióxido de carbono e outros poluentes.

Em termos estéticos, ainda que com novo formato, e até nova abertura numa posição não central para uma posição mais confortável ao beber, a marca gráfica é bem preservada e facilmente identificável. O mesmo produto, o mesmo sabor, um design atual, funcional, econômica e ecologicamente viável.





Apesar das evidentes potencialidades deste conceito, e ainda que haja rumores nesse sentido, é ainda incerto se a Coca-Cola estará disposta a abdicar da componente histórica da sua icônica garrafa. A idéia é genial, e tanto a marca como o ambiente teriam muito a ganhar com ela.


5 comentários:

Kelly Christi disse...

Cara.. pelo menos a coca-cola está fazendo uma coisa util neh? claro nao so por questao sustetavel, mas por seus proprios interesses, tbm, porem é importante uma empresa de cunho desse tamanho investir em embalagens do tipo

bjs

http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

Lelê Mafalda disse...

Bom, mas mesmo que a coca-cola não queira usar essa nova embalagem, tem um mercado de sucos e outros refrigerantes que poderiam começar a usar e seria muito bom.

Cristiane Ferreira disse...

O conceito é bom, mas ainda aplicado ao plástico e é quadrado. Isto somente remete à continuidade do uso de plástico, mantendo a mesma proporção de consumo, lixo produzido e descartabilidade. Infelizmente, mais um produto insustentável.

Alcione Torres disse...

Como ninguém pensou nisso antes, não é mesmo?

http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

Anônimo disse...

Inteligente, já que a Coca quer dominar o mundo e matar meu planeta...='/

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